segunda-feira, 16 de março de 2015

Definição de Preço, estou fazendo isso certo?

     Uma questão obrigatória em qualquer empresa é a definição do seu preço de venda. O que eu devo considerar na hora de definir o preço dos meus produtos e serviços? O mercado define o meu preço e eu devo me adaptar a isso? A verdade é que a precificação está se tornando um dos principais motivos para o mau resultado de muitas organizações e é necessário que se tenha muito cuidado com esse tema.
     Quando definimos o preço de nossos produtos e serviços temos que levar em conta duas variáveis importantíssimas, a minha estrutura de gastos e o posicionamento estratégico da minha empresa.
     A estrutura de gastos da minha empresa é a condição básica para que meu preço mínimo seja definido, não devo colocar um preço de venda em um produto se este não conseguir bancar a estrutura de gastos que ele me gera, a não ser que seja uma estratégia para ganhar uma parcela significativa de mercado, ou mesmo um produto que sirva para aumentar as vendas de outros itens que me tragam um resultado econômico que cubra seu prejuízo.
     O outro ponto chave da precificação é a estratégia de preço da minha empresa. Eu devo conhecer o perfil do meu cliente alvo e definir meu preço com base neste conhecimento. Não podemos esquecer que o preço tem uma ligação direta com a ideia de qualidade na cabeça das pessoas, isso quer dizer que um preço alto trás uma percepção de que este produto tem uma qualidade superior, um preço abaixo do mercado cria uma imagem de produto com baixa qualidade e um preço na média dos concorrentes demonstra para o consumidor que o seu produto não tem qualquer diferencial em relação a concorrência.
     Portanto, o mercado não define em nenhum momento o preço do seu produto ou serviço, esta é uma tarefa sua e deve ser trabalhada com base tanto na estrutura de gastos da empresa quanto no posicionamento estratégico que esta quer passar para seu cliente.

3 comentários:

  1. Existe uma fórmula para precificação?

    ResponderExcluir
  2. Existe sim Francisco, na verdade você pode usar três formas diferentes, utilizando a fórmula da margem de contribuição, o mark-up ou a criação de valor.

    ResponderExcluir