quarta-feira, 8 de maio de 2013

Giro do Ativo x Margem de lucro, qual a estratégia a seguir?

     Existem basicamente duas maneiras seguras de fazer com que uma empresa tenha um bom resultado econômico e gere retorno para seus investidores. A Primeira é utilizar uma alta margem de lucro e girar pouco o ativo e a segunda é girar rapidamente o ativo mesmo com uma baixa margem de lucro em seus produtos. Claro que existe a possibilidade de ter as duas coisas positivas ao mesmo tempo, porém isso acontece em muito poucas empresas e de setores bastante específicos.
     Quando a empresa consegue girar rapidamente seu ativo ela pode, mesmo com uma baixa margem de lucro, atingir um bom resultado econômico, já que cada vez que ela vende um produto ela está multiplicando a sua margem e com uma venda bastante alta ela consegue chegar a números consideráveis de retorno para os investidores. Este tipo de estratégia é utilizado por empresas que atendem a uma fatia da população que tem um menor poder aquisitivo e compram focadas no preço, porém como existe uma demanda considerável para este tipo de produto, a organização consegue atender a sua necessidade de giro.
     Por outro lado, existe uma fatia da população que exige produtos mais requintados e com alto grau de exclusividade, para este público existem produtos com grande valor agregado e que, com isso, auferem altas margens de lucro. Todavia, como este público é reduzido, a empresa acaba tendo baixo giro, o que não atrapalha o resultado que é alcançado com a alta margem utilizada. Neste caso, podemos citar empresas como a Ferrari, Armani, Mont Blanc, entre outras.

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