terça-feira, 21 de maio de 2013

Redução de gastos, uma tarefa diária.

    A luta contra os gastos deve ser um trabalho diário dentro da empresa, uma cultura enraizada, uma guerra travada diariamente e que tome conta de todos os departamentos da organização. Mas cuidado, não se deve reduzir gastos que venham a causar problemas futuros na satisfação do cliente, na motivação do pessoal interno ou na geração de receita, mas como isso é possível?
     Os gastos aparentemente irrelevantes são aqueles que nos levam a aumentar o custo das nossas empresas, por exemplo, o gasto com copos plásticos que parece um valor sem muita importância pode gerar um gasto bastante considerável. Imaginem uma empresa com 500 funcionários, quando cada um deles vai pegar um copinho plástico para o cafézinho ou a água não pega apenas um, já que o copinho normalmente vem unido a outros dois. Na média uma pessoa bebe água ou café 5 vezes no período do expediente o que nos dá 500 x 3 x 5 = 7.500 copinhos por dia, se trabalhamos 300 dias ao ano, teremos um total de 7.500 x 300 = 2.250.000 copinhos por ano, levando em consideração que o valor unitário é de R$ 0,05, teremos um gasto total de 2.250.000 x R$ 0,05 = R$ 112.500,00 (Cento e doze mil e quinhentos reais) em copinhos plásticos!! Esse valor, certamente, faz diferença no resultado da sua empresa e pode ser cortado utilizando-se de criatividade, como incentivar os funcionários a trazer canecas de porcelana, alumínio, ou outro material para a empresa.
     Outra forma de gerar um ambiente de redução de gastos sem trazer problemas para a organização é criar um programa de melhores ideias, onde os funcionários que trouxerem as ideias que provocarem as maiores reduções de gastos são premiados.
     Enfim, todo cuidado é pouco na redução de gastos, mas ela tem que ser feita de forma precisa e contínua para que o resultado da empresa seja sempre maximizado.

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