segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alavancagem Financeira, a empresa crescendo com capital de terceiros.

     "A melhor forma de ganhar dinheiro é usando o dinheiro dos outros". Esta frase foi dita por um professor meu a uns 15 anos atrás, mas continua soando em minha cabeça quando tomo decisões de financiamento nas empresas que trabalho. Mas, qual o sentido prático dela? 
     Existe na gestão uma técnica de fazer a empresa crescer e ter melhores resultados econômicos utilizando capital de terceiros, que se chama Alavancagem Financeira. Na Alavancagem Financeira, capitamos financiamentos no mercado para aplicar no crescimento sustentável da organização e, para isso, o ponto crítico é ter um retorno sobre o capital aplicado na empresa superior ao custo deste dinheiro captado no mercado financeiro, isto é, que o aumento do lucro seja superior aos juros e taxas pagos para que este dinheiro extra esteja disponível para a sua empresa.
     O dinheiro de terceiros é um capital mais barato para a empresa do que o capital próprio, já que os investidores querem sempre um retorno superior ao oferecido pelo mercado, já que tem um risco maior investir na empresa do que em fundos de renda fixa e outras aplicações financeiras, além de que os juros sobre empréstimos são dedutíveis do imposto de renda, enquanto que as distribuições de lucro para os sócios não o são. Por outro lado, o risco de investir capital próprio é muito superior ao de utilizar capital de terceiros e isso faz com que precisemos, de verdade, ter a alavancagem financeira como base para um crescimento sadio das nossas organizações.
     Claro que não podemos exagerar e alavancar demais as empresas, já que isso pode levar a dificuldades de liquidez e a um aumento demasiado no endividamento. Desta forma, temos que sempre avaliar se esse capital de terceiros vai ser saudável e se vai criar alavancagem financeira para o nosso negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário