segunda-feira, 8 de abril de 2013

Liquidez ou Rentabilidade, o que é mais importante?

     Na gestão existem alguns paradigmas que temos que conviver diariamente e um dos mais importantes é a decisão de escolher entre Liquidez e Rentabilidade. Um ponto que devemos entender antes de fazer uma escolha é o que realmente é cada uma delas.
     Liquidez é a capacidade da empresa de liquidar suas dívidas, isto é, é a empresa ter o dinheiro necessário para pagar todas as contas que são suas obrigações, sem que para isso lance mão de levantar capital com terceiros. Já a Rentabilidade é o retorno sobre o capital investido, o que quer dizer que a empresa está devolvendo aos sócios ou acionistas o valor empregado na organização. Mas por que este dilema entre uma e outra? Porque quando investimos em Liquidez deixamos o capital da empresa no curto prazo e em contas que geram pouco retorno para a empresa, ou seja, aplicamos no caixa, nos bancos, vendemos a prazos mais longos ou temos estoques muito altos. Nestes casos, o retorno sobre os valores investidos pelos sócios cai, justamente porque o capital poderia estar investido em atividades que gerem mais resultado para a empresa, como sua produção e vendas.
     Claro que sem liquidez a empresa deixa de pagar suas obrigações e acaba, por inadimplência com seus fornecedores, tendo que fechar as suas portas, porém, sem devolver o capital investido pelos sócios o interesse destes diminui e eles tendem a buscar outras alternativas de investimento.
     Portanto, temos que ter muito cuidado ao tomar esta decisão estratégica e buscar um equilíbrio, levando a empresa a gerar um bom retorno do investimento realizado ao mesmo tempo que tenha a liquidez suficiente para não ter problemas com seus credores em nenhum momento.

3 comentários:

  1. Em relação a empresas de serviços,percebo que o princípio é o mesmo, mas como resolver esse impasse, já que a maioria das empresas de serviços precisam custear toda a operação para receber a longo prazo o valor estabelecido em contrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levantar um recurso de longo prazo para compor o seu capital de giro é sempre uma boa saída para esse tipo de situação.

      Excluir