sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alavancagem Operacional e a maximização da riqueza.

     A alavancagem operacional é mais uma poderosa ferramenta que os gestores tem em suas mãos para a tomada de decisão empresarial. Com ela é possível conhecer o grau de maximização do lucro e o nível de risco que a empresa pode correr.
     O grau de alavancagem operacional mede a variação no resultado da empresa causado pela modificação do seu nível de faturamento, isto é, se a receita da organização variar em um ponto percentual, o que ocorre com seu resultado. Por exemplo, se a receita de uma empresa que tem grau de alavancagem operacional 4,0 (quatro) aumentar em 10%, seu resultado operacional terá um acréscimo de 40%, já que o grau de alavancagem funciona como um multiplicador da receita para se chegar a previsão de resultado da empresa.
     Desta forma, quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior será a maximização de riquezas da empresa, porém o contrário é verdadeiro e um alto grau de alavancagem operacional trás consigo um enorme risco à organização, já que uma queda pequena na receita causa uma redução drástica no resultado, podendo levar a empresa rapidamente do lucro ao prejuízo.
     O grau de alavancagem operacional está intimamente ligado ao nível de gastos fixos de sua estrutura, pois quanto maior o nível de gastos fixos, maior será o grau de alavancagem operacional e, com isso, maior a possibilidade da empresa gerar riqueza e maior o risco atrelado a este gasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário