segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como fazer para a empresa passar mais rápido do prejuízo ao lucro.

     Quando você está com dificuldade de conseguir reverter a situação da empresa e passar do prejuízo ao lucro no exercício, qual é o gasto que vai trazer o resultado de forma mais eficiente, fixo ou variável?
     Bem temos que levar em consideração uma boa quantidade de variáveis que vão definir a melhor forma de modificar sua estrutura de gastos para que o resultado chegue de forma mais rápida e com menos risco à continuidade da empresa. O primeiro ponto a ser considerado é que o gasto fixo tem um impacto proporcional ao ponto de equilíbrio, isto é, toda vez que você diminuir o gasto fixo em 10% o ponto de equilíbrio também vai reduzir em 10% e o contrário é verdadeiro. Já o gasto variável tem um impacto geométrico sobre o ponto de equilíbrio, ou seja, se diminuirmos em 10% o gasto variável o ponto de equilíbrio vai cair mais que os 10%, podendo ser 12, 14 ou 16% dependendo da estrutura de gastos vigente na empresa. Desta forma, para melhorar o resultado com mais urgência seria melhor reduzir o gasto variável, já que este tem um impacto mais forte na redução do ponto de equilíbrio e, desta maneira, seria necessário vender menos para se alcançar o lucro.
     Por outro lado, quando se tem uma estrutura com maior concentração de gastos variáveis a empresa tem um menor grau de alavancagem operacional, levando a necessidade de rodar bem mais as vendas para se ter um lucro crescente, porém a empresa tem muito menos risco em um panorama pessimista.
     Portanto, o gasto fixo faz com que o resultado passe mais rápido do prejuízo para o lucro, mas tem mais dificuldade de fazer com que o lucro cresça rapidamente depois deste ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário