quinta-feira, 4 de abril de 2013

Métodos de Custeio, qual usar?

     Existem vários métodos de custeio que podem ser usados e que dão resultados que podem ter um impacto decisivo no processo de análise de dados. Pelo menos 3 (três) são os mais conhecidos, custeio por absorção, custeio variável e custeio ABC.
     O custeio por absorção é usado pela contabilidade financeira para fins de evidenciação do resultado legal e usa como base para a formação do custo um processo de rateio dos custos indiretos de produção, o que inviabiliza uma correta análise dos dados, já que usa critérios subjetivos e arbitrários para a definição do rateio, causando distorção no custo final dos produtos e serviços.
     Já o custeio baseado na atividade (ABC) busca reduzir a subjetividade do cálculo do custo expurgando o rateio e fazendo a distribuição baseada nas diversas atividades desenvolvidas em cada gasto por meio de direcionadores únicos para cada uma delas. Porém, por ser bastante complexo, a relação custo x benefício deste método é baixa, fazendo com que a maioria das empresas que começaram a usar o ABC tenham mudado para outros métodos.
     Por fim, temos o custeio variável que é o método mais usado para fins de tomada de decisão na gestão do lucro. Com ele separamos os gastos em fixos e variáveis, conforme sua relação com o nível de atividade da empresa e formamos a Margem de Contribuição, número mágico que nos ajuda a analisar de forma correta pontos de fundamental importância para as decisões da empresa, tais como o Ponto de Equilíbrio (Break Even Point) e o preço de venda dos produtos e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário