quinta-feira, 25 de abril de 2013

Beyond Budgeting, o futuro do planejamento orçamentário.

     A grande tendência em planejamento orçamentário de hoje se chama Beyond Budgeting, que em tradução livre para o português quer dizer "além do orçamento". Nesta técnica o que chama atenção é a definição de metas relativas, no lugar das já tradicionais metas em valor absoluto, além disso a metodologia prevê a descentralização na tomada de decisão, o Empowerment dos gestores e a responsabilidade dividida com todos os executivos da organização. Com isso, se vê a possibilidade de haver o casamento das mais recentes técnicas de gestão de empresas ao orçamento empresarial, combinando a responsabilidade sobre os resultados com a autoridade na tomada de decisão em relação as recursos a serem utilizados.
     Porém, como algumas das mais modernas técnicas de gestão, ainda não conhecemos empresas que utilizam o Beyond Budgeting no seu planejamento orçamentário e isso nos deixa com dúvidas quanto a sua eficácia e eficiência para a gestão. O conceito de metas relativas nos leva a necessidade de confiança total na equipe de trabalho e em sua capacidade para tomar decisões que só levem em conta a geração de riqueza para a empresa, daí surge a questão: Será que nossos executivos estão realmente prontos para toda esta responsabilidade? A resposta cabe a cada um dos leitores, que conhecem os profissionais a sua volta e decidem se podem ou não transferir tamanho poder.

Um comentário:

  1. Hoje em dia, nada se cria, tudo se copia. Digo isso porque em 2004 um alemão escreveu o livro intitulado "Rasgando o Orçamento". Ele previa o obvio, ou seja, qualquer tolo pode ficar dentro do orçamento é só não fazer o que precisa. Diante disso, sua teoria era que os gestores fossem cobrados por indicadores de desempenho. Hoje, vemos esta mesma teoria com o nome "Beyond Budgeting", ou seja, uma roupagem nova para o material velho... O mais importante, é só colocar um nome em inglês e vira moda!!!!!

    ResponderExcluir