sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ponto de Equilíbrio - Não dá para tomar decisão sem ele.

     O Ponto de Equilíbrio, ou Break Even Point, é um dos números mais importantes para a gestão de uma empresa. Ele mede o momento em que os gastos totais se igualam a receita total da empresa, isto é, no Ponto de Equilíbrio a empresa não tem nem lucro e nem prejuízo. Quando se ultrapassa o Ponto de Equilíbrio a organização passa do prejuízo para o lucro. Será importante conhecer este número? É possível tomar decisões sem que se tenha conhecimento deste número? Pessoalmente já vi empresas definirem as metas para os vendedores abaixo do Ponto de Equilíbrio, desta forma a empresa estava premiando a sua equipe de vendas para dar prejuízo.
     Mas como calcular o Ponto de Equilíbrio? temos algumas fórmulas para isso, mas o importante é saber que este número nasce do custeio variável e pode ser calculado para qualquer tipo de empresa e com qualquer quantidade de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário