quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que causa a falência de uma empresa.


     Segundo o SEBRAE 40% das empresas que abrem todo ano no Brasil não conseguem atingir o terceiro ano de vida. Este é um índice preocupante e que nos faz pensar qual a principal causa para a falência das empresas em nosso país e no mundo.
     Muitas vezes discuto o assunto com economistas, gestores e contadores e a minha conclusão é bastante clara. Quando uma empresa vai a falência a primeira coisa que notamos é que ela não tem mais condições de honrar com suas dívidas e entra em um ciclo de endividamento que, se não cuidado de forma correta, leva a esta situação indesejada. Porém, o que causa este problema?
     Em primeiro lugar, temos que entender como funciona o fluxo de capital em uma organização. As origens de capital podem ocorrer de duas formas, com capital próprio ou capital de terceiros. Quando uma empresa obtém LUCRO em um exercício social ela aumenta seu capital próprio, isto é, o LUCRO é uma origem de capital. Por outro lado, existem várias possibilidades de aplicação deste capital, entre elas estão o caixa, os estoques, as contas a receber, o imobilizado, entre outras contas que fazem parte do Ativo. Desta forma, concluímos que o caixa nada mais é do que uma forma de aplicar o valor gerado pelo LUCRO do exercício, assim a principal causa para a falta de caixa e, com isso, as dificuldades de pagamento das contas, se deve a constantes prejuízos que reduzem o patrimônio da empresa.
     Outra causa é a má administração dos recursos, aonde os gestores aplicam de forma equivocada os recursos gerados pela empresa e terminam criando uma situação de alta necessidade de capital de giro sem que para isso seja gerado esse capital, fazendo com que a empresa entre no que chamamos de efeito tesoura e caminhe a passos largos para a falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário